Saúde
Sete dicas para cuidar bem da próstata
Compartilhe:
A próstata é uma glândula no homem que tem a função de ajudar a nutrir os espermatozóides para a reprodução. A partir dos 40 anos, ela começa a crescer em diferentes velocidades e isso pode levar aos mais variados graus de sintomas, que não necessariamente tem relação direta com seu tamanho.
“Este crescimento, de modo geral, é benigno e faz parte da natureza do homem. No entanto, não deixa de ser um incômodo e precisa de acompanhamento”, afirma Dr. Renato Falci, urologista e membro do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL).
Neste 15 de Julho, Dia Nacional do Homem, Dr. Falci revela algumas dicas para conviver bem com a próstata, principalmente para quem já sofre com sintomas relacionados ao crescimento desta glândula, como jato fraco, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, frequência de micção aumentada, urgência para urinar e dor em baixo ventre durante a micção.
1 – Evite o enchimento rápido da bexiga
Isso ocorre na maioria das vezes por ingestão abrupta de grandes volumes de líquidos como, por exemplo, cerveja. Pelo fato da bexiga ser um músculo, sua rápida distensão faz com que sua contração perca eficiência, traduzindo-se por uma micção com jato mais fraco e, em casos extremos, em retenção urinária (incapacidade de urinar).
2 – Evite longos períodos sem urinar
Segurar a urina por longos períodos pode, pela superdistensão do músculo, terminar em uma micção dificultosa ou até em retenção urinária. Muitas pessoas já experimentaram a desagradável sensação de uma micção ruim, após passar longo período segurando a vontade de urinar e com um grande enchimento da bexiga, como por exemplo, em uma viagem. Isso é decorrente do estiramento das fibras musculares da bexiga que, temporariamente, diminuem a sua capacidade de contração.
3 – Evite descongestionantes nasais
A maioria desses medicamentos tem em sua composição um vasoconstritor que atua em receptores semelhantes aos que existem na cápsula da próstata e na saída da bexiga. A ativação desses receptores dificulta a saída de urina. Em jovens, esse efeito pode ser imperceptível mas, em quem já apresenta algum grau de sintoma do crescimento da próstata, seus efeitos podem ser maiores.
4 – Cuidados com anti-gripais
Uma boa parte desses compostos vendidos em farmácias contém substâncias semelhantes aos descongestionantes nasais e, pelo mesmo motivo, pioram a micção.
5 – Atenção com compostos e fórmulas
Compostos e fórmulas para aumentar o desempenho esportivo podem ter compostos derivados da efedrina, substância que atua nos receptores da cápsula da próstata e saída da bexiga, assim como os anti-gripais e descongestionantes nasais.
6 – Conheça a hiperplasia da próstata
Praticamente todo homem terá que lidar com ela. Ter um urologista de confiança pode ser o primeiro passo. Conhecer a história natural da doença ajudará a definir o momento ideal do tratamento.
7 – Faça check-up de saúde
Adiantar-se aos problemas muitas vezes é a melhor solução.